segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Aniversários Importantes e Aniversários Muito Importantes

De repente você se dá conta de que dia é hoje. E você percebe que, apesar de fazer tempo que o dia 27 de novembro tem sido em mundos distintos ano após ano, ele continua sendo uma data especial.

Hoje, dia 27 de novembro, dia de lembrar de alguém importante. É interessante pensar no aniversário de uma pessoa que não é você. Independente de quem seja, lembrar-se da data prova que trata-se de alguém especial. Mas a data do aniversário de alguém realmente importante, de alguem que foi responsável pelo nosso nascimento, ou que foi responsável por nossa educação. Ou que foi (e é) responsável por nosso "patrocínio" durante tempos de estudo, festas, enfermidades, jogos, viagens, família... Ou que, mesmo ausente, garantiu o sustento de nossa casa.

Mais especificamente sobre o meu pai, o que poderia dizer? Não tenho palavras para agradecer, descrever, ou algo do tipo.

Meu pai, Edemilson, sempre esteve ali. Mesmo sem saber de todas as coisas que acontecem e aconteceram comigo, sempre se esforçou por me garantir o melhor, por me fazer ser uma pessoa melhor. Ah, meu pai, se soubesse o quanto sou grato por isso! Infelizmente, não há como demonstrar ou explicar um sentimento. A única coisa que posso fazer é agir de acordo com aquilo que sinto. Mas este tipo de coisa só pode ser percebido ao longo dos anos, quando, no fim de sua vida, você puder observar todos os resultados de seus esforços por mim. Eu bem sei que em alguns momentos você quis brigar comigo, me impedir de fazer algumas coisas, assim como também quis dar muito mais do que pode me dar em algumas oportunidades. Por vezes lamentei o fato de não ter alguns bens ou todo conforto que sempre quis, mas pelos seus esforços, tenho certeza de que, se pudesse, teria me dado muito mais além do tudo que tive, de tudo que já tenho. Eu vejo, pai, outros amigos que andam comigo. Vejo-os agindo de modo a fazer com que eu me pergunte onde estão os pais daqueles jovens, o que fazem os pais daqueles jovens, por que permitem que certas coisas aconteçam? Por que eles não tem o mesmo cuidado que você tem comigo? É triste, porque eu sei que mesmo andando com eles, mesmo com tantas influências para me desviar de meus caminhos, suas palavras nunca passam despercebidas em meus dias. Eu já cometi, sim, muitos erros. Já me enganei e enganei algumas pessoas. Porém, suas palavras ecoam em meus ouvidos e, com o tempo, com as experiências, vou aprendendo mais e mais, reafirmando minha personalidade, moldando meu ser para poder me transformar em uma boa pessoa, um bom homem, um bom pai.

Agora, na posição de pai, fico imaginando meus dias de infância, quando você me observava, chamava minha atenção para alguns detalhes da vida, até mesmo quando brigava comigo. O que mais você poderia ter feito para não precisar brigar? E eu sinto que não há o que pudesse ter feito. O problema, por vezes, foram minhas más inclinações, frutos de um passado que ainda insiste em existir. Será que meu filho terá problemas parecidos com os que eu fiz você enfrentar? Espero que não mas, caso tenha, pelo menos já sei uma forma de lidar com estes problemas. E, felizmente, posso dizer que esta forma é amável, pacífica e rigorosa o suficiente pra (me) fazer abrir os olhos.

Após tantos anos de vida, tantas experiências boas e ruins, a que mais se destaca, para mim, é a de ser pai, evidentemente. E, como pai, posso dizer com toda certeza que você é um ótimo pai, um exemplo de dignidade, respeito, confiança e coragem. É claro que você não é um indivíduo perfeito. Mas, como meu pai, soube dar os exemplos e broncas que eu precisei. Soube ser parceiro, caroneiro, educador, administrador, soube ser o suficiente para ser luz e me guiar por caminhos com muitas sombras. Graças à sua luz (mais a da minha mãe, evidentemente) soube transformar estas sombras em minhas amigas e não em buracos negros que me fizessem perder o rumo, cair nas vicissitudes do mundo e enegrecer ainda mais minha alma já calejada do passado vivido.

Feliz aniversário, meu pai. E que os bons ventos tragam paz para seus dias, para se fazer luz sempre mais brilhante diante dos que convivem contigo. Amo você.